Quem mora em prédios sabe que periodicamente a caixa d’água é limpa para manter a boa qualidade da água. Mas quem vive em uma casa nem sempre se lembra de fazer essa importante manutenção. O serviço pode ser executado por empresas especializadas ou por você mesmo, pois o procedimento é fácil. Basta seguir o passo a passo abaixo.
1. Feche o registro ou prenda a boia para que não entre mais água na caixa e abra todas torneiras e dê descargas nos vasos sanitários para esvaziar a caixa. Deixe somente um palmo ou 15 cm de líquido para a limpeza e, com um pano limpo, tampe a saída de água como se fosse uma rolha.
2. Esfregue o interior do reservatório com uma escova de náilon de cerdas macias e não use qualquer tipo de detergente ou produto de limpeza. Depois, retire a água com panos ou baldes até que a caixa fique apenas úmida. Se necessário, coloque um pouco de água limpa e repita o processo.
4. Abra o registro ou solte a boia novamente e deixe a caixa encher até a água atingir um palmo ou 15 cm, e coloque uma mistura de um litro de água sanitária ou dois litros de cloro para cada 1.000 litros de água. Deixe agir por duas horas – de vez em quando molhe as paredes do reservatório com essa mistura.
5. Passadas duas horas, abra as torneiras, chuveiro e dê a descarga nos vasos sanitários para esvaziar a caixa d’água e limpar os canos. Quando sair todo o líquido encha a caixa novamente até a sua capacidade máxima. O ideal é fazer a limpeza a cada semestre ou pelo menos uma vez por ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário